25 de nov. de 2013

Mais cansada do que tudo

Eu sempre fico mais cansada nas segundas-feiras por conta das demandas de ser dona de casa. Afe, há finais de semana que me estressam mais do que os dias do trabalho "oficial". Esse negócio de gerenciar a casa é difícil: decidir as refeições,comprar os ingredientes, dar ordens da faxina e verificar se as ordens foram cumpridas... Que coisinha tão chatinha e necessária. Quando eu bater sozinha a Mega Sena da Virada, vou contratar um estafeta ou uma governanta para eu não precisar resolver mais nada. Minhas decisões serão: Ir ou não ir à praia? Andar ou correr no calçadão? Sair de sandália havaiana ou de sapatilha? Vestir a calça jeans ou a de algodão? Escrever um poema ou uma crônica?

Enquanto isso não acontece, tento adotar alguns conceitos de gestão e administração no meu lar-doce-lar e tem dado certo. A primeira neurose é organizar tudo com antecedência para evitar que faltem produtos em casa e, claro, economizar. Eu começo fazendo listas e mais listas para o ano inteiro, para o mês, para a semana, etc. Não é que eu seja radicalmente organizada não, mas é que eu acho mais fácil preparar listas (lista de compras, lista de "o que fazer", lista de festas, lista de desejos, etc)  para ir cumprindo as etapas sem tanto estresse. Claro que todo mundo dentro de casa tem que ter conhecimento desses objetivos e tem que colaborar também.

Há dias fixos para lavar, passar, limpar banheiros, luminárias e eletrodomésticos, por exemplo. Coloco tudo em uma planilha e vou acompanhando ao longo do mês. A princípio parece trabalhoso, mas vai ficando mais fácil ao longo do tempo. Vá por mim que dá certo. No mais, vou continuar sonhando com os R$ 200 milhões, mesmo sem ter ideia de que quantia é essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário