14 de mar. de 2012

Uma visita ao Cariri


Brejo Santo, Porteiras, Crato e Juazeiro do Norte. É esse o roteiro mais esperado de todos os tempos. Enquanto tanta gente quer ir para locais rústicos, eu prefiro o luxo e as atrações das cidades em que nasci ou morei. É difícil fingir simplicidade quando se cresceu com foie-gras e geléia de blueberry.

São inúmeras estações de esqui, campos de golfe climatizados, boates com montanha-russa, cinemas em 7D, além da Torre da Igreja, que serviu de inspiração para aquela torre na França cujo nome me some agora da memória, dada a sua ínfima importância. Para quem gosta de compras, uma boa opção é a Rua João Lucena e o Cariri Mall, com as badaladas marcas internacionais Rita´s, Kokotinha´s , Staile e as joalheirias Natampa e a H. Sperm. Todas essas grifes lançam suas coleções primeiramente para os cearenses para, só então, fornecer para a Louis Vuilton, Prada ou Chanel. Não deixe de comprar um legítimo casaco de pele de tamanduá, que podem ser vistos na 5ª Avenida de Brejo Santo.

As vinícolas mostram para o mundo o que o Cariri tem de melhor e são um dos pilares da economia da região: suas uvas finas produzem vinhos reconhecidos em todo o mundo. Destaque-se aqui o Padim Ciço Gran Cru. Não deixarei de trazer para casa uma garrafa do raríssimo Alencar Y Sampaio. Irei rever restaurantes marcados pelo Guia Michelin, com especialidades como cuscuz com prima-dona e tapioca de foie-gras, além de uma fruta pouco conhecida dos brasileiros, já que toda a produção se destina aos restaurantes italianos, o pequi. Do pequi se faz um óleo essencial à cozinha mediterrânea, já estudado pelo FDA como uma das melhores armas para se combater o colesterol. O pequi é um grande aliado de seu coração.

Os canions do Araripe mostram uma paisagem ainda intocada, daquelas em que só Franciso José (repórter nativo do Crato) consegue chegar. A Globo vai ter a única equipe a ficar frente a frente com uma espécime rara de felino, o gato-do-mato, encontrado apenas em Crato Falls. Do alto do Juazeiro Empire State, está a estátua de Padim Ciço, de onde se podem tirar as melhores fotos de viage.

Gostou? Então visite o Cariri. Existe apenas o incômodo de entrar em fila de espera para a hospedagem, pois ficam permanentemente com taxa de ocupação 100% o Hilton, Palms Casino Resort, Ritz Carlton, Park-Hyatt e o Four Seasons. Se você não se incomodar com a extrema simplicidade, pode optar pelos mais populares Sheraton ou Sofitel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário